As mensagens que tem aproximadamente 1
segundo, exibindo “Carrossel vem aí” ou é uma medida anti-ética
descarada ou um artifício usado para criar polêmica. Uma coisa é certa:
isso só mostra o desespero da emissora em emplacar a novela. SBT vem de
fracassos constantes já faz um bom tempo. Não consegue adicionar a grade
um programa que faça sucesso. Sua política de “eterna renovação do
mesmo” desenterrando apresentadores como Ratinho, Raul Gil, entre outros
e mantendo no ar apresentadores sem graça como Celso Portiolli e Carlos
Alberto de Nobrega, acabam condenando o Ibope da ex-segundona. E cá
entre nós, em uma sociedade que exige cada vez mais inovação para se
manter liga a ultrapassada Televisão, o SBT termina indo contra a
corrente.
O que é Mensagem Subliminar?
É qualquer tipo de estímulo captado pelo
cérebro humano de modo não consciente. Em outras palavras, são
mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns
especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros
garantem que estamos cercados por estímulos “fantasmas” – visuais e
sonoros, principalmente. Os exemplos mais evidentes de mensagens
subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão
rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes
fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro
certamente captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e
inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa. “Eu
trabalho com o limite de 1 frame (0,04 segundo), mas os ingleses aceitam
até 3 frames (0,12 segundo)”, diz o publicitário Flávio Calazans,
professor da Faculdade Casper Líbero e autor do livro Propaganda
Subliminar Multimídia. Talvez daí venha a autorização do SBT em vincular
a imagem: o tempo. Demora quase 1 segundo, sendo perceptível ao
telespectador atento. O distraído apenas vai ver um piscar na tela.
Um caso famoso é o do publicitário Jim
Vicary, que, em 1956, inseriu as mensagens “Beba Coca-Cola” e “Coma
pipoca” entre as cenas de um filme, o que teria aumentado o consumo do
refrigerante em 57% e o de pipoca em 18% na saída do cinema.
Especialistas consideram esses números um pouco exagerados, mas poucos
negam o poder publicitário das subliminares, principalmente com produtos
já conhecidos e de baixo valor. No Brasil, as leis não proíbem esse
tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço
para processos se você se sentir enganado. Já nos Estados Unidos e na
Europa, as leis são mais rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão
Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme
publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse
do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão
“Compre-o”.
Alguns casos conhecidos
Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis
Galã sobrenatural
No filme Clube da Luta, o personagem
vivido por Brad Pitt é um doidão que trabalha, entre outras coisas, em
um cinema. Uma das suas diversões é inserir imagens pornográficas em
filmes infantis. Coincidência ou não, imagens do galã piscam na tela
(durante 0,04 segundo) em quatro cenas antes da sua verdadeira aparição
para o espectador. No final do filme, pouco antes de entrarem os
créditos, um pênis toma conta da tela inteira por 0,1 segundo – tempo
demais para não ser percebido.
Escândalo na Disney
Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios
Disney ficaram chocados com um comunicado divulgado pela empresa: todos
os 3,4 milhões de fitas de Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas
e locadoras porque o desenho continha a imagem de uma mulher nua
escondida em uma das cenas. Aos 28 minutos do filme, o casal de ratinhos
passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em uma delas, está a
tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como brincadeira de um
estagiário.
Não era a primeira vez que a Disney é
processada por esse tipo de “atitude”. Ela é acusada de inserir em
vários desenhos. mensagens subliminares que sugerem o ato sexual.
Ninguém sabe qual é o objetivo da Disney com isso mas é uma baita
sacanagem … literalmente falando.
Ruídos no silêncio
Não há dúvidas de que as cenas da
garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já
seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você
não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos
subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em
freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de
porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A
técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário